quinta-feira, 27 de fevereiro de 2014

Cartografia I - Fusos horários, latitude e longitude

Olá jovens! Here we go again, dessa vez na geografia. A geografia do enem não é nenhum bicho de sete cabeças, grande parte da prova é análise de mapas e gráficos para os quais há a necessidade de conhecimentos prévios, mas nada fora do seu alcance. Coisas rotineiras. 

Destination

Acho que a parte mais pesada é mesmo o primeiro ano. Cartografia, localização geográfica e as confusões de latitude e longitude, geografia física. Pra mim mesma, essa era O terror, rs. Mas vamos desmitificar de novo, esse tipo de coisa.

Esquematização da Linha do Equador, divisão do mundo em dois hemisférios: Norte e Sul
Observem que a figura acima não retrata o Meridiano de Greenwich, lembrem-se que esta divisão localiza-se acima de Londres e a representação cartográfica acima aparenta mais com a região americana do que com a parte África- Europa, pela porção de terra ocidental.

É importante saber que a Linha do Equador e o Meridiano, são os pontos de partida para determinação de qualquer ponto formado pela latitude e pela longitude. Sendo assim, são neles que temos o ponto 0.

#fikdik
Eu usava uma artimanha pra diferenciar a latitude da longitude, é um macete extremamente bobo, mas que funcionava pra mim. 
  • Ao lembrar de longitude, recordava-me da distância a qual nós, americanos, estamos do ponto de Greenwich, já que: longitude -> meridianos -> Meridiano de Greenwich -> Europa
  • Sendo a latitude, relativamente o "oposto" da longitude, recordava-me que estamos no mesmo continente da Linha do Equador -> "perto", mesmo continente -> latitude 



Cada latitude determina uma circunferência ao redor da Terra. É o chamado paralelo.

O paralelo é uma intersecção da circunferência da Terra, como um cone cujo vértice tange o centro do planeta, o seu paralelo maior, o Equador. Assim, à medida que nos afastamos do equador diminuem os
paralelos



Os  meridianos, fazem a parte "oposta" dos paralelos, são então, divisões verticais. Variando 0º - 180º oeste ou leste. 

Mais uma vez, cuidado, na maioria das questões você não verá L, O; mas sim E (East - Leste) ou W (West - Oeste).

Resolvi juntar o tema da localização geográfica - latitude e longitude - com o tema de fusos horários, pra sintetizar essa primeira parte de iniciação à cartografia e também porque uma parte dos fusos tem a ver com o Meridiano de Greenwich.

Os fusos horários representam as 24h num dia e é um tópico que está estritamente ligado ao movimento de rotação -> 24 fusos horários

O horário "0" está no ponto do Meridiano de Greenwich; para saber qual o lado estará mais adiantado, manter esta lógica facilita: o Sol nasce no leste, portanto, o dia começará primeiro ao leste. Sendo assim, poderemos contar horas a mais para os fusos à direita e horas a menos para os fusos à esquerda.

A constatação dos fusos horários nasceu da divisão da medida total da terra, pela quantidade de horas de um dia, já que é o movimento de rotação.


Ou seja, a cada 15º, 1 hora se passa.

Obs.: Importante lembrar que a latitude NUNCA será usada para os fusos horários. A não ser que a questão somente a mencione. Mas a latitude em si, não tem nenhuma relação com esse assunto, nenhuma interferência.

Fusos Brasileiros


  1. O primeiro fuso do Brasil está relacionado às ilhas oceânicas, está 30ºW, ou seja, 30º/15º de cada fuso = 2 horas a menos de Londres.
  2. O segundo fuso brasileiro é o principal, por conter a capital, 45ºW, Oeste = 3 horas a menos.
  3. O terceiro fuso está a 60ºW, 4 horas a menos
Em relação ao horário de verão, algumas coisas são importantes de serem frisadas:


  • É uma medida para economia de energia e como nós, nordestinos, sabemos, não é adotada em todo o Brasil.
  •  A questão do horário de verão é a única na qual a latitude pode ser verdadeiramente mencionada. Já que, a razão pela qual o Norte e Nordeste não participam é a sua grande aproximação à linha do equador, sendo áreas bem iluminadas, nas quais a alteração do horário não trariam grandes efeitos de economia de energia, diferente do Centro-Sul do Brasil.

Agora, sabendo do básico, vamos aos exercícios de fixação:



   1. [PROJETO NERD - CARTOGRAFIA I] “Linhas imaginárias traçadas do ocidente ao oriente, que cortam os meridianos perpendicularmente.”
O fragmento acima refere-se a:

a)      latitudes
b)      Longitudes
c)       Paralelos
d)      Meridianos
e)     Círculos Polares

2.     (PROJETO NERD – Coordenadas geográficas – latitude e longitude) O cruzamento dos paralelos e meridianos formam pontos que indicam a exata localização de determinado corpo, mercadoria ou cidade no globo. Observe o mapa e indique os respectivos grupos econômicos das coordenadas A, B e C.




a)
União Europeia – Alca – Mercosul
b) União Europeia – Tigres Asiáticos – Alca
c) União Europeia – Mercosul – Mercosul
d) União Europeia – Tigres Asiáticos – Mercosul
e) União Europeia – CEI - Mercosul

3.
   
(PROJETO NERD/ texto Enem ATUALIZADO – fusos horários) O sistema de fusos horários foi proposto na Conferência Internacional do Meridiano, realizada em Washington, em 1884. Cada fuso corresponde a uma faixa de 15º entre dois meridianos. O meridiano de Greenwich foi escolhido para ser a linha mediana do fuso zero. Passando-se um meridiano pela linha mediana de cada fuso, enumeram-se 12 fusos para leste e 12 fusos para oeste do fuso zero, obtendo-se, assim, os 24 fusos e o sistema de zonas de horas. Para cada fuso a leste do fuso zero, soma-se 1 hora, e, para cada fuso a oeste do fuso zero, subtrai-se 1 hora. A partir da Lei n.° 11.662/2008, o Brasil, que fica a oeste de Greenwich e tinha quatro fusos, passa a ter somente 3 fusos horários. Em relação ao fuso zero, o Brasil abrange os fusos 2, 3 e 4. Por exemplo, Fernando de Noronha está no fuso 2, o estado do Amapá está no fuso 3 e o Acre, no fuso 4. A cidade de Sochi que está sediando os Jogos Olímpicos de Inverno 2014, fica a leste de Greenwich, no fuso +4. Considerando-se que a cerimônia de abertura dos jogos tenha ocorrido às 20 h 14 min, no horário de Sochi, do dia 7 de fevereiro de 2014, a que horas os brasileiros que moram no estado do Amapá devem ter ligado seus televisores para assistir ao início da cerimônia de abertura?

a) 14 h 14 min, do dia 7 de fevereiro
b) 13 h 14 min, do dia 7 de fevereiro

c) 12 h 14 min, do dia 7 de fevereiro
d) 3 h 14 min, do dia 8 de fevereiro
e) 1 h 14 min, do dia 8 de fevereiro.

Qualquer coisa deixem as suas dúvidas na parte do Contato - aqui na parte superior do blog - ou no nosso grupo no facebook.

Beijos,
Ariana Magalhães