Uma galera do 3ão da minha antiga escola me perguntava qual era a minha rotina de leitura e informação, principalmente pra questão da redação e da prova de português.
- Assistir ao jornal: Apesar da informação, infelizmente, absurdamente mastigada, é nele que você vai ter uma base do que acontece, essa é a base da tua formação de opinião, aí é onde você pode interpretar os fatos, sua veracidade, ponderar o ponto de vista que lhe é apresentado e então realizar um quase-treino pra sua redação.
Só cuidado com isso, PN's - Sites de noticiários, de crônicas e textos de opinião: Nesses três tipos de mídias você tem a informação aparentemente neutra; textos fictícios, mas embasados numa crítica; e a opinião explícita. É assim que você pode fazer uma crítica geral, encontrar as disparidades dos textos informacionais através de outras fontes e vice-versa; você acaba montando seu próprio estilo de escrita, torna-se uma característica sua intransferível e fundamental. Os meus preferidos são: g1, Folha de S. Paulo, Estadão, Pragmatismo Político, Carta Capital, Portal Vermelho
- Revisão de conteúdos de anos anteriores/ revisão do conteúdo do dia
Requisitos básicos numa interpretação:
- Identificar
- Comparar
- Comentar
- Resumir
- Parafrasear
Esses requisitos são básicos, seja em questões abertas, fechadas, ou até mesmo na redação.
2. Ainda sobre os anúncios acima, responda:
- a informação que está implícita nas imagens;
- o propósito comunicativo do texto em questão;
- a importância social de um texto como esse.
Pra quem não conhece o tipo de questão 1, o primeiro número representa o V e o segundo o F. A questão 2, é requisitada no modo discursivo simples, mas quem quiser ir além e realmente se prolongar sobre a temática pública do cigarro numa dissertação, fique à vontade!
Quem fizer isso aproveite pra focar na interferência estatal no controle do cigarro, suas opiniões sobre essa interferência, se ela se faz necessária ou não, se isso interfere no livre-arbítrio de quem fuma, ou se as decisões estatais salvaram o livre-arbítrio dos não-fumantes.
- Identificar os argumentos, a época, contexto-histórico - análise fundamental de conjunções, verbos e advérbios; que vão indicar respectivamente as ideias entre orações, as ações e circunstâncias, temporalidades.
- Comparar as situações do texto, as suas semelhanças e principais disparidades.
- Comentar utilizando a comparação com a realidade e incrementando com a sua opinião, suas conclusões.
- Resumir através do encontro das ideias centrais, a mensagem transmitida.
- Parafrasear: saber o que significa o texto, transmitindo-o em outras palavras - algo muito frequente no ENEM, por isso é importante estar atento às palavras que você não conheça, aproveite pra ler livros que aprimorem a sua linguagem, que te façam sair da zona de conforto (como se estar no 3º ano fosse algo confortável...)
Além disso é importante apresentar conhecimento prévio à parte histórica-literária: escolas e gêneros literários; e à parte semântica, à significação das palavras: homônimos e parônimos, denotação e conotação, sinonímia e antonímia.
Lembro que nos principais exercícios interpretativos que eu via na aula de português, as respostas estavam ligadas à comparação desses termos: a significação das palavras, os neologismos, a relação do contexto-histórico à realidade contemporânea. Ou seja, interpretar é algo que está ao nosso alcance, algo presente e rotineiro, é a realidade que presenciamos, nada de outro mundo.
Cuidados na hora da interpretação:
- Extrapolação: Muitos acabam saindo do que se trata o texto, utilizando de conhecimentos prévios que não cabem à situação, conhecimentos que mudam o curso da conclusão, indo muito além (viajaaaaando). Lembre-se: a interpretação requisitada é do texto presente, não dos outros que você leu, restrinja-se às informações presentes nele, para que a conclusão interpretativa não seja distorcida.
- Redução: justamente o oposto do item acima. É quando você praticamente se restringe a nada. Você pode dizer alguma informação relacionada ao texto, mas que não é o ponto principal da questão. Dá atenção a somente um aspecto, esquecendo-se de que o texto é um conjunto de ideias e que esquecer-se de um desses aspectos, destrói a sua questão.
- Contradição: Muitas vezes, o estudante burla a questão e o texto, por eles apresentarem ideias contrárias às suas concepções, errando a resposta e anulando a questão por pura besteira.
- Coesão: O ponto de coesão é absurdamente abordado pelos autores para analisar as referências anteriores, os antecedentes. Também é importante analisar que cada pronome relativo tem um valor semântico, o qual causa interferência nas possibilidades interpretativas.
E a maior dica de todas: leia, leia mais uma vez, leia de novo e releia.
Agora vamos aos exercícios de fixação:
1. (PROJETO NERD - Interpretação textual)
Os anúncios:
0-0 Referem-se a um público alvo de pessoas acima dos 20 anos, fumantes das classes A e B.
1-1 Demonstra a atual preocupação com o fumo através da comparação da cama de hospital a um cigarro e a representação das mortes causadas pelo fumo através de um cemitério desocupado na área para os não-fumantes.
2-2 Ratificam a hipótese de que os não-fumantes podem ter uma relativamente longa expectativa de vida, através da representação da saúde numa cama de hospital
3-3 Têm como grande função da linguagem, a apelativa, que busca alcançar o objetivo de convencer o seu público-alvo a fazer ou não, alguma coisa. Nesse caso, é uma campanha anti-fumo.
4-4 Representa, sem dúvidas, o grande esforço das marcas de cigarro, na tentativa de retornar o seu produto ao sucesso clássico de outras épocas.
2. Ainda sobre os anúncios acima, responda:
- a informação que está implícita nas imagens;
- o propósito comunicativo do texto em questão;
- a importância social de um texto como esse.
Pra quem não conhece o tipo de questão 1, o primeiro número representa o V e o segundo o F. A questão 2, é requisitada no modo discursivo simples, mas quem quiser ir além e realmente se prolongar sobre a temática pública do cigarro numa dissertação, fique à vontade!
Quem fizer isso aproveite pra focar na interferência estatal no controle do cigarro, suas opiniões sobre essa interferência, se ela se faz necessária ou não, se isso interfere no livre-arbítrio de quem fuma, ou se as decisões estatais salvaram o livre-arbítrio dos não-fumantes.
As questões podem ser debatidas no grupo do PN. Quem não estiver à vontade pra postar suas redações lá, envie-as para o email do Projeto: nerdprojeto@gmail.com, responderei e comentarei o que estiver ao meu alcance.
Até a próxima,
Ariana Magalhães.