segunda-feira, 10 de março de 2014

Mitose e meiose: É dividindo que se multiplica!

Olá pessoal, sou eu Bruna de novo! Hoje nós vamos aprender um pouco mais sobre mitose e meiose, assuntos fundamentais para quem pretender se dar bem durante o ensino médio e depois dele. Vamos lá!
Denominamos mitose o tipo de divisão celular contínuo, que se inicia ainda no surgimento do zigoto e se prolonga até a morte do indivíduo. Isso ocorre pela necessidade da duplicação das células, tanto no útero materno para a formação do ser, quanto depois, para a reposição de células mortas ou defeituosas.
A mitose inicia-se com uma célula diploide (2n), ou seja, o número total de cromossomos. Após um período conhecido como interfase, inicia-se a duplicação do material genético e, só então, a divisão propriamente dita.
As fases da mitose são:
§  prófase
§  metáfase
§  anáfase
§  telófase
§  citocinese

Na prófase, a cromatina (material genético) inicia sua espiralização, e transforma-se em cromossomos (contendo duas cromátides-irmãs). Há o desaparecimento do nucléolo, o rompimento da carioteca e os centríolos migram para os pólos da célula.
Na metáfase acontece a espiralização máxima e os cromossomos localizam-se no centro da célula (plano equatorial), presos às fibras do fuso. Na anáfase, por sua vez, as cromátides-irmãs migram para os pólos opostos das células devido ao encurtamento das fibras do fuso.
Por fim, na telófase ocorre a concepção de duas células - filhas idênticas à célula-mãe (que originou todo o processo). Termina aí a cariocinese (divisão do núcleo) e inicia a citocinese (distribuição equivalente do citoplasma). Nesta etapa, reaparecem a carioteca, os nucléolos e os cromossomos voltam a desespiralizar-se.

Já a meiose ocorre com o intento de produzir as células sexuais (espermatozoide e óvulo). Ela também é dividida em etapas. Além disto, essa divisão é dupla. Na primeira divisão, ocorrem a prófase I, metáfase I, anáfase I e telófase I. Na segunda, a prófase II, metáfase II, anáfase II e telófase II.
Pode-se afirmar superficialmente que o que difere a meiose da mitose, além da formação de células com metade do número de cromossomos (n = 23), é que na prófase I acontecem subfases:
§  leptóteno
§  zigóteno
§  paquíteno
§  diplóteno
§  diacinese

Estas subfases favorecem o "crossing-over", ou seja, a mistura do material genético, com a quebra e troca de pontas entre os cromossomos. Mas, por que esse fato é importante? Para favorecer a variabilidade genética, o que garante a nossa diversidade.

É importante também ressaltar que a meiose é um processo reducional, enquanto a mitose é um processo equacional.

Bem gente, por hoje é só!
Bons estudos!
Bruna M.