segunda-feira, 17 de fevereiro de 2014

Civilizações Orientais Antigas -Mesopotâmia

Saudações  jovenzinhos! Sou a Luanna, sou nova no blog e ficarei encarregada das postagens sobre História. No momento estou no aguardo para o resultado do vestibular da Universidade Estadual de Alagoas, para o curso de História. O assunto de hoje será Civilizações Orientais, mas como são muitas, iremos dividir em 4 partes para melhor entendimento. Aqui apresentarei as principais características de cada uma delas, então vamos ao que interessa !




Mesopotâmia ( nome dado pelos gregos e que significa "terra entre dois rios") compreendia os vales e planícies irrigados pelos rios Tigre e Eufrates, onde hoje é o território do Iraque e terras próximas. Foi habitada por alguns povos, como por exemplo Sumerianos  e  Acadianos.

SUMERIANOS :

No final do período Neolítico, os povos Sumerianos, vindos do planalto do Irã, fixaram-se na Caldéia (Média e Baixa Mesopotâmia) e fundaram diversas cidades autônomas, verdadeiros estados independentes como Ur, Uruk, Nipur e Lagash.

-Essas cidades eram governadas por um patesi (supremo-sacerdote e chefe militar absoluto);
-Viviam constantemente em guerra;
-Mantinham relações comerciais com vários povos;
-Erguiam zigurates(pirâmides de tijolo maciços) que serviam de santuários e acesso aos deuses quando desciam até seu povo (a exemplo o Zigurate de Babel, "torre de Babel", citada na bíblia");
-Inventaram a escrita cuneiforme.
                                      
 ACADIANOS

Povos de origem semita, ocupavam a região central da Mesopotâmia.

-Sargão I (rei acadiano) : unificou  politicamente o centro e o sul da Mesopotâmia, dominando os sumerianos, e  ficando conhecido como o " soberano dos 4 cantos da terra " ;
-As revoltas internas e as constantes invasões estrangeiras, ocasionaram no enfraquecimento e no desaparecimento do império Acadiano.

 O  PRIMEIRO IMPÉRIO BABILÔNICO  (2000 a.C-1750 a.C.)
       
Entre os invasores que destruíram o Império Acadiano destacam-se os Amoritas.Vindos do deserto da Arábia, impuseram seu domínio na Mesopotâmia, partindo de sua cidade principal chamada Babilônia.

-Hamurábi (rei da Babilônia) : as disputas entre ela e as demais cidades-estados mesopotâmicas, e as ondas invasoras eram quase interruptas, até que Hamurábi, realizou a completa unificação, conseguindo dominar toda a região, desde a Assíria , na Alta Mesopotâmia, até a Caldéia,  no sul,   fundando o I Império Babilônico.

  IMPÉRIO ASSÍRIO  (1300 a.C-612 a .C)
                                                                            
Os assírios fixaram-se no norte da Mesopotâmia, por volta de 2500 a.C, fazendo da cidade de Assur           ( nome da sua  principal divindade) a sua capital.

-Predomínio social entre os Assírios cabia a uma aristocracia sacerdotal e militar;
-Camponeses: eram obrigados ao pagamento de tributos em cereais, metais, gado e a prestar serviços gratuitos ao Estado;
-Ficaram muito famosos pela crueldade com que tratavam os vencidos, não sendo raro o esfolamento vivo nas pedras ,dissiparem orelhas, órgão genitais e narizes daqueles que ousassem ameaçar seu domínio;
-Apresentavam um  Estado Militarizado, contando com cavalos, carros de guerra, e armas de ferro, armamentos bem superiores aos dos vizinhos, os quais foram submetidos ao seu domínio;
-Durante o reinado de Sargão II,conquistaram o reino de Israel, e no de Tiglatfalasar, tomaram a cidade da Babilônia;
-Durante o século VII a.C, sobretudo nos reinados de Senaqueribe e Assurbanipal, o império Assírico atingiu seu apogeu, dominando uma área que se estendia do golfo Pérsico á  Ásia Menor e do Tigre até o Egito.
-Senaqueribe transferiu a capital de Assur para Nínive, e sob Assurbanipal, foram realizadas as últimas conquistas assírias, incluindo o Egito.

SEGUNDO IMPÉRIO BABILÔNICO (612 a.C- 539 a.C.)
                                                                               
Os assírios foram derrotados pelos caldeus, que fizeram da babilônia novamente a capital da Mesopotâmia, nascendo assim o Império Neobabilônico, mais grandioso que o de Hamurábi, e mais de 1000 anos depois.

-Nabucodonosor : apogeu do Segundo Império Babilônico;
-Época de grandes construções públicas, como os templos para vários deuses (especialmente o de Marduk), as grandes muralhas da cidade e os palácios, a exemplo dos "Jardins Suspensos da Babilônia";
-Expansão do império por Nabucodonosor, dominado boa parte da Fenícia, Síria e Palestina, escravizando os habitantes do reino de Judá, que foram transferidos como escravos para a capital ("Cativeiros da Babilônia");
-Com a morte de Nabucodonosor, o Segundo Império Babilônico não resistiu por muito tempo, sendo conquistado pelo rei persa Ciro I. A partir daí, a Mesopotâmia e seus domínios passaram a pertencer ao Império Persa.

* SOCIEDADE MESOPOTÂMICA

-Nobreza Palaciana (parentes próximos do imperador e altos funcionários públicos);
-Classe Sacerdotal;
-Servos;
-Escravos.

OBS: As  populações vencidos na guerra ,  eram transformadas em escravos .

*ECONOMIA E CULTURA 

-Modo de produção Asiático ;
-Agricultura- principal atividade econômica ;
-População : servidão coletiva ;
-As terras pertenciam aos deuses e eram administradas pelos representantes políticos e religiosos;
-Comércio e artesanato: atingiram um alto grau de desenvolvimento com os seus negociantes, que organizavam caravanas que iam da Arábia a Índia ;
-Complexo sistema hidráulico, chamados de Diques ;
-A religião era politeísta, tinha cerca de 3 mil deuses, sendo que esses deuses representavam fenômenos naturais e a principal divindade era Marduk ;
-Não acreditavam em vida após a morte ;
-Destaques na  ciência, arquitetura e literatura.
-Inventaram a álgebra;
-Criaram um calendário com o ano de doze meses, divididos em semanas de 7 dias e estes, em períodos de 12 horas.

-Pode-se destacar também, como grande marco da história do Direito, o Código de Hamurábi, criado pelo rei da Babilônia(Hamurábi), que apresenta uma diversidade de procedimentos jurídicos e determinação de penas para um vasta gama de crimes, partindo, a maior parte delas, do princípio "olho por olho, dente por dente". O Código decorria da Lei de Talião que preconizava que as punições fossem idênticas ao delito cometido, abarca praticamente todos os aspectos da vida babilônica, passando pelo comércio, propriedade, herança, direitos da mulher, família, adultério, falsas acusações e escravidão.As punições variavam de acordo com a posição social da vítima e do infrator.


EXERCÍCIOS PARA SUPORTE  


1- (PROJETO NERD) Quais os principais legados deixados pela Civilização Mesopotâmica?

2- (PROJETO NERD) O império assírico apresentava uma aristocracia sacerdotal e militar. Indique os principais feitos e aspectos desse império.

3-(PROJETO NERD) Apresentavam  um Estado totalmente militarizado, eram conhecidos pela crueldade com que tratavam os povos conquistados. Transferiram  a capital  para Assur e  contavam com um exército bem equipado com cavalos, carros de guerra e armas de ferro. As características se referem aos:

a) Sumerianos;
b) Amoritas;
c) Acadianos
d) Assírios;
e) Egípcios.

4-(PROJETO NERD) Apresente as principais aspectos da Economia e cultura da Mesopotâmia.



Por hoje é só galera, aguardem as próximas postagens.

Beijos, Luanna Lira.