quarta-feira, 2 de julho de 2014

Xilema e Floema: Os transportadores das plantas

Oi, oi gente! Bruna aqui de novo haha

Hoje eu vou falar um pouco sobre xilema e floema! Não sabe o que é isso?  Então, vamos aprender agora!


O xilema e o floema são tecidos que compõe o sistema vascular das plantas.
  
Eles são basicamente formados por células que tem como origem os meristemas primários e secundários, tecidos responsáveis pelo desenvolvimento do vegetal que possuem células indiferenciadas que se dividem continuamente chamadas células meristemáticas.

O meristema primário tem como função promover o crescimento longitudinal (altura). Já o secundário promove um crescimento latitudinal (largura, espessura) a partir do tecido primário (produto do meristema primário).

Os traqueídeos (células que perdem o protoplasma durante a maturação) são os elementos mais presentes no xilema.

Já no floema são mais comuns os elementos crivados, que são compostos por células vivas e não possuem núcleo. Estes elementos crivados possuem, em suas extremidades, áreas por onde ocorre a circulação da seiva.
  
O xilema e o floema têm de desempenhar o papel de transportar a seiva das plantas. Nos vegetais com crescimento secundário, o xilema também atua na sustentação, pois apresenta grande quantidade de células longas com paredes ricas em lignina (macromoléculas tridimensionais).
  
O xilema, também conhecido como lenho, possui a função de transportar a seiva bruta dos vegetais, ou seja, os sais minerais e a água.

O floema, também conhecido como líber, é responsável pelo transporte da seiva elaborada (substância aquosa rica em substâncias orgânicas) nos vegetais.


Questão

  1. (PROJETO NERD) Explique a importância da presença do xilema nas plantas e, supondo que uma planta não o possuísse, diga quais seriam os prejuízos a ela causados.


Por hoje é só, espero ter ajudado!

Bons estudos!


Bruna M.